sábado, 15 de novembro de 2008

Informação estratégica

Uma informação é estratégica para uma empresa quando ela, só, ou associada a um conjunto de fatores, representa risco ou oportunidade para a evolução do ciclo de vida da organização em dado momento.
As empresas seguem o seu curso de existência em ciclos que se iniciam ou têm seu término na incorporação de um fato estratégico. A extensão desses ciclos varia de acordo com o espaço de tempo ocorrido entre a absorção de um fato relevante para o prosseguimento da organização e a ocorrência do seguinte.
A expressão "prosseguimento da organização" não quer dizer automaticamente que ela esteja avançando e incorporando conhecimento ou conquistas. Pode significar exatamente a direção inversa ou registrar um estacionamento momentâneo. O que parece evidente é que, a cada fato ou decisão que a organização toma, ela jamais retorna ao estágio anterior. Nunca mais será a mesma. E, ainda, nenhuma decisão conseguirá ser repetida nas mesmas circunstâncias e nem poderá ter a garantia dos mesmos resultados.
Informações identificadas como estratégicas para uma empresa não o serão, necessariamente, para quaisquer outras.
Para se identificar se um fato tem realmente importância estratégica para uma empresa um método que apresenta, quase sempre, resultados positivos é o que emprega um velho esquema de investigação jornalística e policial. São as seis perguntas clássicas: Quem ? Quando ? Onde ? Como ? Porquê ? e Quem lucra ?.Submetido o fato a essas questões e tendo obtido as respostas, dificilmente um Analista de Informações deixará de concluir sobre a sua importância.

Nenhum comentário: